sábado, 15 de novembro de 2008

Blogagem coletiva.


Trabalhei por 10 anos na Vara da Infância e Juventude. Acompanhei de perto vários processos de Adoção. O mais curioso é q as histórias têm motivações das mais diversas.
Mas, mais que um ato de nobreza, que eu acho muito louvável, a adoção deve ser um ato de responsabilidade, muita responsabilidade.
Vi neste tempo em q trabalhei na Infância e Juventude casos absurdos. Pais querendo "devolver" os filhos q foram adotados simplesmente pq tinham se arrependido no primeiro probleminha q havia surgido. Me perguntava nestas horas, será q eles fariam o mesmo com os filhos de sangue?
Outros que resolviam adotar mais um filho pq o primeiro tinha "dado certo" e depois se arrendiam pq a nova adoção tinha "dado errado" e procuravam as Assistentes Sociais querendo desistir da adoção, como se fosse possível: "Art. 48. A adoção é irrevogável, ECA" Falta de responsabilidade, conhecimento, amor, maturidade, falta de um monte de coisas.
Nesta época, uma das reclamações q mais escutava de pessoas q queriam adotar crianças era q o tempo q o processo demorava. No entanto, durante este período previsto na ECA: "Art. 46. A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciária fixar, observadas as peculiaridades do caso.", vários casais desistiam da adoção pelos motivos mais diversos: separação, gravidez, morte, para citar alguns.
Acho imprescindível o tempo, q é fixado por Lei, para que a idéia seja amadurecida, para evitar casos como o q eu citei acima. Adoção é uma decisão muito séria, considero-a uma missão a ser cumprida com responsabilidade, amor, dedicação, doação.

3 comentários:

  1. Concordo com vc, adoção é um ato de amor sim, mas uma responsabilidade infinita que precisa ser maturada aos poucos porque é a vida de alguém que está em jogo e o melhor deve ser feito sempre. Abraços meus

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucy, vi que vc deixou um comentário lá no blog blogagem, em relacao a blogagem, mas eu nao sabia que vc a tinha aderido.

    Veja esse post aqui lá no blog, onde contêm os nomes de quem confirmou que estaria escrevendo sobre o tema:

    http://blog-blogagem.blogspot.com/2008/10/blogagem.html

    e em nenhum momento eu recebi uma confirmacao sua no blog.
    Desta vez eu até coloquei um telefone no meu sidebar para as pessoas que me pediram para serem lembradas. Desculpa se nao ficou claro.

    Mas olha, já coloquei o seu nome na lista de quem participou e que bom que vc foi lá me avisar para que eu pudesse vir aqui ler o seu post.

    Você com a sua experiência tem uma outra visao sobre adocao do que às pessoas que estao sonhando com isso.

    Eu tb nao entendo como alguém pode pensar em devolver um filho. Ao menos entao esse tipo de familia nao tinha esse sentimento de filho. Infantilidade e falta de amadurecimento.

    Quando minha filha nasceu, meu filho de 5 anos disse: Mamae, nao dá para devolver o bebê e trazer um menino, pois eu queria um irmao prá brincar. E eu respondi prá ele: Filhos sao presentes de Deus.
    Quando eu estava esperando essa irmazinha para ele, aos 43 anos, o médico nos disse que ela poderia nascer deficiente, por causa da minha idade e uma porcao de abortos naturais que tive antes. Nossa resposta a ele foi: Nós a queremos de todo o jeito, nao vamos abortar. E ela nasceu perfeitinha, linda e hoje aos 4 anos percebemos que é inteligente, tudo isso para a honra de Deus.

    Lucy, pessoas que adotam ou nao, depende do amor e respeito que elas têm por si mesmas em primeiro lugar.

    Obrigada pela participacao.

    Um grande abraco

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou vindo aqui te avisar que os posts sobre a blogagem coletiva estao todos em um único blog para faciliatr que deseja lê-lo.

    O seu também está lá.

    Entao, dá uma passadinha por lá vê se está tudo bem prá você como tudo ficou por lá com o seu post.

    Aqui o link do blog: http://blog-blogagem.blogspot.com/

    Te desejo um ótimo final de semana.

    Abracos do Dácio e da Georgia

    ResponderExcluir