terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um desafio...


Quem passa pelo meu blog ou quem me conhece sabe que voltei às salas de aula.

AMO lecionar. Assim mesmo com letras garrafais. Paixão, amor, missão, vocação, sei lá. rsrs
Acho q o fascínio desta profissão consiste nesta frase: ensinar e de repente aprender!! Tudo de bom!!!

Tudo bem q preencher pauta, participar de reuniões, corrigir provas é um horror, mas nem tudo é perfeito. rsrs

Como hj é oficialmente o último dia de aula, resolvi, só agora, contar uma experiência vivida por mim neste período.

Quando entrei na sala para ministrar (não consigo mais usar a expressão: dar aulas, que interessante... rsrs) minha primeira aula, deparei-me com uma cena inusitada. Um aluninho deitado no chão da sala dormindo. Os alunos disseram:



- Professora, ele é assim mesmo!! Dorme em todas as aulas. Aí mesmo no chão.


Sabia que não era verdade, mas crianças gostam de testar nossas reações. Muito espertinhos!!!

Falei então q na MINHA aula ele não iria fazer aquilo!! Inadmissível!!!

Dirigi-me a ele e pedi, delicadamente, q ele se levantasse e sentasse na cadeira como todos os outros.

Ele assim o fez. Mas passou a aula todinha "dormindo".

Notei q a imagem dele com a turma tb não era das melhores e ele não fazia nenhum esforço pra mudar esse quadro.

Naquele dia pensei: este vai ser meu desafio: capturar a atenção deste garotinho.

E foi o q fiz neste período.

Cada dia eu avançava um pouquinho em direção a ele. Percebi q o traria pra mim por meio da afetividade, mas com bastante tato pra não afastá-lo e colocar tudo a perder.

Confesso q foi uma tarefa difícil, mas ao mesmo tempo prazeirosa. Pensei várias vezes em desistir. Mas olhava pro seu rostinho e pensava: vai valer a pena!!

Fico emocionada, ou melhor, comovida ao compartilhar isso com vcs. "Sentimental eu sou, eu sou d+..." rsrs

Pois bem, um dia sem mais nem menos, ele senta na frente e começa a participar da aula. Nem acreditei!!! Leu o texto, respondeu as perguntas, interagiu. Uma gracinha!!! Q diferença faz um toque, um afeto, uma atenção, era só isso de q ele precisava.

E foi assim durante os poucos dias q passei com esta turminha. Ele sempre participando, vindo ao meu encontro, pegando meus livros, apagando o quadro.

Um dia meu material caiu na rua, debaixo do carro. Estava chovendo, ele se abaixou, machucou os joelhos (tadinho!!!), mas fez questão de pegar cada foha q havia caído. Q espetáculo!!! rsrs

Hj percebi q tinha ganhado a confiança dele de vez. Ele deixou um recadinho pra mim na prova. Quando eu vi, deu um abraço bem apertado nele e um beijo estalado, de fazer barulho!! rsrs
Q presente!!

O engraçado nesta história toda é q ao invés de capturar o Daniel, foi ele quem me capturou, para sempre.


3 comentários:

  1. amiga, qto aos templates vc vai chegar lá, qdo comecei ñ sabia nada de nada agente aprende com o tempo, mas eu gosto do teu cantinho, vc decora ele e organiza tudo tão bem..

    amiga admiro a profissão de professora, hj em dia tem q ter amor pela profissão, pq já vi cada atitude de alunos com professores que chegam a assustar.. pelo que vejo vc ensina crianças pequenas e acho muito fofo, já cuidei de algumas turmas no lab de informática em que trabalhava e os pequeninhos são uma graça..

    que história fofa com esta do seu aluno, ainda bem q vc conseguiu chamar a atenção dele.. algumas crianças ficam pra trás pq os professores acham q ñ vale a pena investir neles..

    bjoks mil miga e ótimo domingo..

    ResponderExcluir
  2. Lucy, que bacana essa sua experiencia, PARABENS. Eu tambem acredito que atitudes como a sua o mundo fica mais humano, feliz , saudavel e prazeroso.Precisamos de educadores com capacidade de ver com os olhos do coracao , Continue assim.Voce e muito especial.

    ResponderExcluir
  3. Sou burrinha mesmo né, te mandei um comentário e ao invés de aparecer no seu blog foi para seu e-mail, kkkk... me desculpe!!! Bjus e meus parabéns seu blog está lindo e com mensagens bem interessantes... Dany Alves

    ResponderExcluir