quarta-feira, 8 de abril de 2009

Torta capixaba com bacalhau e repolho


Percebi que várias pessoas estavam acessando meu blog procurando a torta capixaba com bacalhau e repolho. Então, pedi socorro pra sogra. rsrs Ela me passou por tel a receita que sua mãe, vovó Xandoca, um amor de pessoa, ensinou a ela. Rápida, muito simples e BEM mais barata. Fica uma delícia tb!!!




Torta Capixaba da Vovó Xandoca

Ingredientes:
1 kg de bacalhau;
1 repolho médio;
1 kg de palmito;
2 latas de atum ralado;
2 cebolas médias;
Azeitonas;
Alho a gosto;
Azeite;
8 ovos;
Sal a gosto;
1 pitada de canela (segredinho) rsrs e
1 pitada de pimenta-do-reino.


Modo de preparo:
1. Deixar o bacalhau na água para retirar o excesso sal.
2. Fervetar o bacalhau e defiá-lo. Reservar.
3. Ralar o repolho e cozinhar com um pouco de sal. Reservar.
4. Cortar o palmito em pedaços bem pequenos e tb cozinhar com um pouco de sal.
5. Misturar o repolho e o palmito e espremer para retirar toda água. Esta mistura deve ficar bem sequinha. Junte-a ao bacalhau desfiado deixando a mistura homogênea.
6. Em uma panela , colocar o azeite, 1/2 cebola cortada em pedaços bem pequenos, o alho e sal a gosto e se necessário, levar ao fogo até a cebola ficar douradinha.
7. Acrescentar o bacalhau, o palmito e a cebola. Misturar bem.
8. Acrescentar Sazon vermelho, duas latas de atum ralado e cebola picada.
9. Continuar mexendo até a mistura ficar bem sequinha.
10. Colocar a pitada de canela em pó, pimenta-do-reino, mais cebola picada, azeitona, azeite a gosto (sem exagero para não ficar muito úmido) e 4 ovos batidos. Retirar do fogo somente depois que a mistura ficar bem sequinha.
11. Untar um refratário ou tabuleiro com azeite e colocar a mistura nele. Aqui tem um segredinho. Com o auxílio de uma colher, pressionar a mistura. Ela deve ficar bem compactada, prensada no tabuleiro.
12. Bater bem 4 ovos, jogar sobre a mistura (os ovos batidos devem ficar em cima da mistura, por isso que é importante, a mistura ficar bem prensada), decarar com cebola em rodelas e azeitona e levar ao forno brando por aproximadamente 25 minutos. Rende aproximadamente 6 porções.

Bom apetite!!!
Um excelente feriadão!!!

14 comentários:

  1. obrigada Jean, estou aqui na França é tive duvidas em como fazer uma boa torta, sua receita muito me ajudou, ele é otima e barata, ideal por uma grande familia ou guando desidimos de fazer no ultimo momento, superrr

    ResponderExcluir
  2. Meu bem vc salvou minha pascoa!!!estava na duvida dos ingredientes para fazer a torta tinha esquecido....entaum entrei aki no site vi e adorei sua receita vou fazer no domingo de pascoa.....obrigadooo e um grande abracO...FELIZ PASCOA!!!!Maressa Goncalves moro na Italia..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. OBS o Athum retira o gosto do bacalhou, conselho de quem gosta de bem comer, é melhor nao colocar si nao fica uma torta o Athu, abraços

    ResponderExcluir
  5. amiga, estes teus posts com receitas me dão a maior água na boca.. esta receita pareceu maravilosa, vou tentar encontrar os ingredientes e fazer aqui um dia destes, depois te conto como ficou.. hehehe.. bjoks mil e uma ótima e abençoada Páscoa pra vc miga, coma chocolates por mim.. hehehe..

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Jean, Elisa e Maressa, pelos comentários. Q bom q pude dar uuma mãozinha. rsrs
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Lucy

    Capixaba, é a primeira vez que vejo no nome. No entanto lendo lendo a receita, fom com água na boca. Da cozinha creio não passar de bom grumete, porque não ajeito para cozinhar. Também gosto de comida bem confeccionada. Não precisa ser alta, gosto de fazer da refeição, como que um ritual.
    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Hmm, eu vou passar esta receita para o pessoal lá de casa fazer. Adoro comida regional. Infelizmente, na minha cidade, Criciúma, não temos opção de desfrutar da culinária capixaba.

    Muito bonito o teu blog. Prazer em conhecê-la!

    Um grande beijo,
    Prof_Michel

    ResponderExcluir
  9. valeu amigo sou de lisboa pt estou pelo menos 8 anos sem comer esta torta que eu adoro, mas logo que vi sua receita nao pus o atum derivado o bacalhau ser muito barato aqui em lisboa e o atum sobre sai mais em qualquer prato.
    cumprimentos
    marco mendes e familia

    ResponderExcluir
  10. foi muito bom aprender com vc. foi a minha primeira de muitas que virão. FELIZ PASCOA E BOM DOMINGO COM A CRISTO EM VOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a receita. Vc sabe como fazer a torta capixaba só com palmito e bacalhau?? sem o repolho??? me manda por favor..

    Cléo Mansk

    ResponderExcluir
  12. Cléo, obrigada por visitar meu blog. rsrs A receita me foi dada pela minha sogra, gostei do sabor e postei aqui. Não sei outra receita sem este ingrediente. Mas garanto q nem parece que tem repolho misturado e fica uma delícia. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  13. obrigada...gostei, é simples e fácil.

    ResponderExcluir